Palestra “Transporte Metropolitano”

O presidente da Fetranspor, * Lélis Marcos Teixeira, apresenta aos arquitetos e urbanistas um histórico da rede de transportes no Rio de Janeiro e um olhar sobre o planejamento para o futuro do transporte , na palestra “Transporte Metropolitano”.

O encontro acontecerá no dia 31 de julho, às 10h, na sede do CAU/RJ e terá ainda a participação do GT Mobilidade Urbana do Conselho.

Para participar da palestra, basta se inscrever de forma gratuita pelo e-mail inscricao@caurj.gov.br, informando no assunto o nome do evento e, na mensagem, nome e e-mail para contato.

* Lélis Marcos Teixeira é economista, com MBA pela FGV; Mestre em Business Transportation pela COPPE/UFRJ; presidente regional da América Latina da União Internacional do Transporte Público – UITP e presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro. 

Palestra “Transporte Metropolitano”
Sede do CAU/RJ: Rua Evaristo da Veiga, 55, 21º andar – Centro – Rio de Janeiro
31/07, às 10h
Palestra gratuita.
Inscrições: inscricao@caurj.gov.br

FAM-RIO solicita acesso a projeto de intervenção da Marina

A FAM-RIO encaminhou ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e à Superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – Rio de Janeiro requerimentos solicitando acesso, como representante da sociedade civil, moradores da Cidade do Rio de Janeiro, ao projeto de intervenção na área da Marina da Glória/Parque do Flamengo que, conforme noticiado na mídia, teria sido apresentado pelo grupo BR Marinas, substituto do grupo EBX na área.

O referido projeto prevê a integração da área ao Parque do Flamengo, a ampliação da oferta de vagas para barcos e a expansão dos serviços náuticos, com a recuperação das instalações existentes sem a construção de novos prédios.  Assim sendo, a Federação acredita ser de vital importância o acesso ao projeto proposto, uma vez que há anos participa ativamente na preservação deste bem.

Além disso, a Federação evidenciou o seu interesse em participar, no próximo dia 31 de julho, da reunião do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio, bem como da reunião do IPHAN, em Brasília, com a data a ser definida. Em ambos os encontros, o referido projeto será analisado pelos respectivos órgãos.

A FAM-RIO entende que a sua a participação poderá ajudar na oitiva da sociedade civil neste importante instrumento.

Debate: Linha 4 do Metrô

Moradores do Leblon querem transparência e comprovação de segurança nas obras no Linhão 4 do Metrô.  Muitas queixas ficaram sem respostas. No nosso entender, o compromisso com a data de entrega não deve comprometer nem a segurança, nem a clareza de informações.

No último dia 17, um encontro entre a população em geral e técnicos especializados discutiu sobre os problemas ocorridos na Rua Barão da Torre durante o deslocamento do tatuzão em Ipanema (onde permanece parado desde o dia 11 de maio) e os reflexos no restante da obra até a chegada ao Leblon.

Existem riscos? O que está sendo feito pelo consórcio construtor é o mais correto? Como o Leblon pode ser ainda mais afetado por essa obra ? Confiram, em vídeo, a íntegra do evento.

Associações do Leblon realizam reunião sobre Metrô

Reunião-Metrô-Leblon-17.7.14-300x225

Com o auditório cheio, associações do Leblon realizaram nesta quinta-feira, dia 17, no Colégio Santo Agostinho,  reunião sobre as obras do Metrô que avançam no bairro.

A tônica foi a ausência de informações sobre as ações, especialmente sobre a segurança das mesmas. Cobrou-se a transparência de informações por parte do Governo e das empreiteiras que não dão respostas quando solicitadas.

A FAM-RIO esteve presente para dar apoio.