O que vai ser de Santa Teresa?

Importante tema para a discussão por aqueles que se empenham pela organização da sociedade. Há uma conjuntura perversa com relação aos direitos conquistados pela cidadania nas décadas da redemocratização.

As questões sociais, a legislação urbanística e ambiental estão sendo submetidas aos negócios.  A sustentabilidade urbana, cultural e sócio-ambiental, objeto de leis aprovadas nas décadas de 80, 90 e 2000, têm sido constantemente negligenciadas quando não burladas.  O que fazer? Como defender os direitos dos residentes de bairros objeto de superexploração comercial, e turística e da especulação imobiliária?

Debate com Sonia Rabello*, presidente da FAM-RIO, em Santa Teresa.

sta teresa

 

Caminhada pelo Clima

caminhada

No próximo domingo, dia 21 de setembro, o Rio de Janeiro se juntará a mais de mil outras localizações ao redor do mundo como um dos epicentros da maior mobilização global pelo clima da história.

Idealizada pela comunidade de ativismo online Avaaz, a iniciativa reúne mais de 950 organizações nacionais e internacionais além de dezenas de ilustres de diversas nacionalidades.

Cerca de 1,5 mil eventos ao redor do mundo acontecerão simultaneamente neste dia. O objetivo dessa mobilização pacífica é reunir a humanidade em um único pedido: adoção de fontes de energia 100% verdes até 2050.

Ela prepara o terreno para a Cúpula de Líderes pelo Clima, convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que ocorrerá em Nova York em 23 de setembro. Ações similares à do Rio ocorrerão em Nova York, Berlim, Paris, Londres, Melbourne, Bogotá e Vancouver, além de mais de mil pequenos eventos de apoio.

Essa ação é apoiada por MeuRio, Amazon Watch, Uma Gota no Oceano, Movimento Humanos Direitos, SOS Mata Atlântica, Brownie do Luiz, UNE e MST.

Local: Ipanema – Posto 8 – 21 de setembro, às 10h30

Solicitação de entrevistas: Nana Queiroz –  61 8644-1832 – nana@avaaz.org

Reunião Ordinária do Compur

O Conselho Municipal de Política Urbana – COMPUR – realizará no próximo dia 25 de setembro, às 10h, Reunião Ordinária no Centro Administrativo São Sebastião – Subsolo – Auditório, Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova.

Pauta:

Apresentação do  Projeto  Contagem de Ciclistas feita em Copacabana pela Transporte Alternativo (trabalho referente à mobilidade urbana).

Palestrante –  José Lobo, Presidente da Organização Transporte Ativo e membro do Conselho de Transportes da Cidade.

FAM-RIO solicita esclarecimentos sobre o Rocha Maia

A FAM-RIO encaminhou nesta semana, ao Secretário Municipal de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, ofício solicitando a inclusão na pauta da próxima reunião a ser realizada no dia 09 de setembro de 2014, a ausência de menção do Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo, no Decreto nº 39140, de 28 de agosto de 2014, do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, e que dispõe sobre a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde – SMS.

A demanda se dá em face da necessidade de maiores esclarecimentos sobre as competências e atribuições da referida unidade de Saúde, bem como a garantia de continuidade de seu funcionamento como unidade hospitalar pública para atendimentos de média e baixa complexidade.

Entendemos que este Conselho Municipal de Saúde poderá esclarecer da melhor forma eventuais rumores quanto a mudança de status de funcionamento do Hospital Rocha Maia, questão esta anteriormente discutida com o Prefeito da Cidade, com a garantia de seu funcionamento nos mesmos moldes de até então.